quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VOCÊ SABIA QUE A SAÚDE BUCAL DO SEU BEBÊ SE INICIA NA GRAVIDEZ ??

Nesse período a sua alimentação deve ser saudável, pois é quando os dentes de seu bebê começam a ser formados. Durante os três primeiros meses de gravidez, não é recomendado que você vá ao dentista, pois os medicamentos utilizados podem fazer mal ao bebê. A amamentação é muito importante para a saúde bucal do seu bebê. O bebê que mama no peito desenvolve melhor todos os ossos e musculatura do rosto e da boca. Se seu filho precisar usar mamadeira lembre-se que esta precisa estar sempre limpa, e é recomendável o tipo ortodôntico: o bico deve ser de borracha dura e com o orifício original conservado o furinho (não deve-se abrir mais o furo), isto proporcionará à criança que ela faça força semelhante a que faria para mamar ao seio. O uso da chupeta e sugar os dedos podem ser causas de alterações dentárias. A persistência desses hábitos acima dos 3 ou 4 anos podem atingir a dentição mista, e provocar defeitos de oclusão (mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior). É recomendado que após os dois anos de idade se comece a tentativa de retirar esses hábitos.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?

O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

Quando começar a fazer a higiene bucal do meu bebê?

Todas as vezes que seu filho for amamentado você precisa limpar a boquinha dele isto pode ser feito utilizando a ponta de uma fralda limpa umedecida com água. Quando começarem a nascer os primeiros dentinhos você pode continuar a usar a fraldinha ou uma escova de dentes bem pequena e macia. Quando nascerem todos os dentes use pasta de dente, mas em pouca quantidade pois a criança, até os três anos de idade, não consegue cuspir toda a pasta e engole uma boa parte dela, o que mais tarde pode causar problemas na dentição permanente. Os cremes dentais mais indicados são aqueles que possuem em sua composição concentração de flúor até 1200ppm.


Quando o bebê deve ir ao dentista?

O dentista que cuida de crianças é chamado de Odontopediatra, e ele pode ser procurado desde o início da primeira dentição (dentes de leite) , isto costuma acontecer entre os 6 e 7 meses. Nessa ocasião você receberá orientações sobre higiene-bucal, dieta não-cariogênica, flúor etc, o necessário para seu filho ter uma dentição saudável. A ida cedo ao dentista, familiariza a criança com este ambiente, tornando-a mais tranqüila, se sinta mais à vontade e dê maior colaboração nessas visitas. Lembre-se que a saúde bucal é um dos fatores necessários para à da saúde em geral, uma vez que é a porta de entrada do aparelho digestivo, podendo ser o veículo para infecções desse aparelho. Uma escovação correta, uma alimentação saudável, reduzindo-se o consumo de doces e refrigerantes proporcionará aos seu filho uma ausência de cáries e outras doenças bucais e conseqüentemente uma saúde saudável.

Fonte: Ministério da Saúde e arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário